Previsão do Tempo

Propósito

visita_centro_visitantesA Meteorologia é a ciência que estuda o Tempo e o Clima. Seu objetivo é o entendimento dos processos físicos e químicos que determinam o estado da atmosfera nas mais variadas escalas espaciais e temporais, abrangendo desde a turbulência local até as circulações atmosférica e oceânica globais. O progresso desta ciência tem grande relevância para o desenvolvimento de um país, em especial nos setores agrícola, energético, hídrico e conservação do meio ambiente.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como centro de excelência em pesquisa e formação de pessoal, em vários campos das Ciências Espacial e Atmosférica, tem por finalidade contribuir para o avanço tecnológico do Brasil, por meio do desenvolvimento da comunicação e informação nessas áreas. O curso de Pós-graduação em Meteorologia do INPE (PGMet) tem contribuído de forma exemplar para essa finalidade.

Com o conceito 6 na última avaliação da CAPES, a PGMET é o mais antigo curso de Pós-Graduação em Meteorologia do Brasil, tendo suas atividades iniciadas em 1971. Até agosto de 2011, 83 doutores e 245 mestres foram formados, a maioria atuando na pesquisa científica em várias instituições do país. Seu corpo discente, com 34 mestrandos e 56 doutorandos, colabora ativamente nas mais variadas linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE (CPTEC).

Como forma de contribuir com o desenvolvimento e divulgação da pesquisa científica na área de Meteorologia, é com grande satisfação que os estudantes de Pós-graduação em Meteorologia do INPE organizam o XI EPGMET.

O EPGMET promove a integração entre os alunos de Pós-graduação em Meteorologia do INPE e de outras instituições participantes, onde a discussão e troca de experiências no âmbito da pesquisa científica em Meteorologia e áreas afins é o objetivo principal.

Durante o evento serão apresentados trabalhos de alunos do INPE e de outras instituições participantes, bem como palestras e minicursos com temas relevantes para a pesquisa na área de Meteorologia. Os participantes receberão um certificado de participação e para aqueles que apresentarem seus trabalhos, um certificado de apresentação. O comitê organizador incentiva aqueles que estão ingressando na pós-graduação a apresentarem seus trabalhos de conclusão de graduação e/ou trabalhos de iniciação científica.