Previsão do Tempo

Dicas do XI EPGMET

Dicas para uma boa apresentação oral

Primeiramente, é importante lembrar que o seu conhecimento e a forma com que é apresentado seu trabalho são fatores importantes e que diferencia e torna interessante sua apresentação, mesmo que o tema seja o mesmo.

Em uma apresentação oral, algumas dicas são interessantes ser seguidas:

- O palestrante não deve ser o leitor dos seus slides. Não coloque muito texto em seus slides, e se ainda tiver algum texto, tente extrair a principal informação que ali está contida e explique com suas próprias palavras;

- Utilize material otimizado para que possa ser visto por toda a platéia;

- É importante sempre deixar claro o objetivo e a metodologia empregada no seu trabalho, mas detenha-se principalmente na apresentação dos resultados e conclusões obtidas;

- Na apresentação dos resultados é importante que gráficos e tabelas, que são significativos no seu trabalho, sejam também compreensíveis pela platéia. Desta maneira, simplifique-os e seja claro;

- Respeite o tempo que lhe foi oferecido para a apresentação. Tente colocar um certo número de slides de modo que sua apresentação seja clara e que não seja corrida;

- Use da simplicidade nas suas apresentações. Não é recomendável fundos muito coloridos que dificultem a visualização do que está escrito, e nem de animações com letrinhas voadoras;

- Não esqueça de referenciar as figuras. É importante para o público saber qual foi a fonte das figuras que você utilizou;

- Não é necessário enumerar figuras e equações em sua apresentação;

- Nunca acabe sua apresentação com frases do tipo: “Então era isso”, “Era isso que eu tinha para apresentar”, “É isso”. Seu trabalho não se resume a “isso”. Ele é muito mais, portanto, não menospreze seu trabalho, e termine com um obrigado(a) e questione se a plateia tem perguntas a você.

Desejamos a você uma boa apresentação!

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Dicas para a construção de um resumo para o EPGMET

Aqui descreve-se o estilo e formatação a ser empregada nos resumos a ser submetidos para o EPGMET. Pode ser utilizado como modelo durante a preparação do resumo. O presente documento está disponível na web em <http://epgmet.cptec.inpe.br/?page_id=12>. Todo o texto do resumo deve estar em língua portuguesa (isto é, Título, Nome, Filiação, Resumo, Palavras Chave e Área do Trabalho), salvo em casos de palavras técnicas. Antes de enviar os documentos contendo as informações e resumo completo, revise cuidadosamente o texto.

Titulo: O título não pode ser longo demais, deve expressar de forma clara e objetiva a idéia central do trabalho. Deve estar centralizado e com as primeiras letras das principais palavras em maiúsculo. A letra do título deve estar em letra Times New Roman, tamanho 18 e em negrito.

Nome: Os nomes de todos os autores devem estar presentes em ordem de importância e por extenso. Deve estar centralizado e com as primeiras letras dos nomes e sobrenomes em maiúsculo. A letra dos nomes e sobrenomes dos autores deve estar como Times New Roman, tamanho 12 e em negrito.

Filiação: Neste campo deve conter as informações na seguinte ordem: Local de origem (nome completo da Universidade e/ou Instituto de Pesquisa), Departamento a que pertence Cidade, Estado, País e email. A filiação deve estar em letra Times New Roman, tamanho 12 e alinhado a esquerda.

Resumo: O resumo é extremamente importante. É a primeira parte do trabalho que será lido pelos participantes, assim é a primeira impressão acerca do seu trabalho e pode severamente influenciar negativamente o aceite do seu trabalho. O resumo visa assim fornecer elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto original e/ou transmitir informações de caráter complementar. O resumo é obrigatório, deve ser claro, preciso e objetivo, sendo escrito em parágrafo único. No corpo do texto devem-se ressaltar inicialmente as finalidades e relevância do trabalho. A área de estudo, quanto o período e dados utilizados deve ser evidenciada, tanto quanto a metodologia empregada para o desenvolvimento do trabalho. Os principais resultados são expostos e as conseqüentes conclusões devem ser abordadas. Recomendam-se evitar o uso de citações de autores, fórmulas, abreviaturas, símbolos, equações, frases negativas etc. Se imprescindíveis, devem ser escritas por extenso. O resumo deve ser escrito em letra Times New Roman, tamanho 12 e justificado, sendo que o comprimento não exceda o máximo de 275 palavras. As distancias das margens superior, inferior, esquerda e direita deve ser de 2,5 cm e espaçamento simples entre as linhas.

Palavras Chave: As palavras chaves devem indicar as principais palavras que definem o trabalho. Através deste item o leitor visa escolher prosseguir na leitura ou não do resumo. Máximo de quatro palavras chaves, escritas sem abreviaturas e todas por extenso. Devem ser escrita em letra Times New Roman, tamanho 12 e justificado.

Área do Trabalho: Indicar o código da área e o nome da área por extenso. Esta referência servirá para análise pelo comitê científico. Deve ser escrito em letra Times New Roman, tamanho 12, justificado e em Negrito.

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Dicas de como confeccionar um bom poster

As respostas das 5 perguntas que seguem têm como objetivo facilitar a confecção de posters para conferências científicas, em especial para o X EPGMET.

1) Qual é a mensagem principal do artigo?

- Antes do início da confecção de um poster deve-se organizar os  resultados para uma facilitação das etapas que seguem. Com os resultados organizados, comece a visualizar como você gostaria de apresentá-los. Selecione apenas os que você julgar serem os mais importantes. É interessante ir direto ao ponto em que se deseja tratar na apresentação. Muitas vezes queremos apresentar tudo o que fizemos, contudo, deve-se ter cuidado com isso. A apresentação de muitos resultados, com muitos gráficos e tabelas, pode causar um desinteresse do público.

2) Qual o tamanho máximo que o seu poster deverá ter?
- Para o X EPGMET o poster seguirá o padrão de no máximo 90 cm de largura e 120 cm de altura. Deve-se ter bastante atenção no que diz respeito ao tamanho da fonte e figuras. Uma boa dica é após a impressão do poster o autor tentar lê-lo a uma distância de 3 a 4 metros. Se o autor, que já está familiarizado com o texto, não conseguir fazer a leitura as fontes devem ser aumentadas.

3) Qual software devo utilizar?

- Diversos programas podem ser utilizados na confecção de um poster, contudo, o programa que é mais utilizado é o POWERPOINT. Nele pode-se criar um slide exatamente do tamanho do seu poster.

4) Quais seções devem estar contidas no meu pôster?

Título: Deve ser claro sobre o que trata o trabalho.

Introdução: Nesta seção o problema que será tratado no trabalho deverá ser brevemente introduzido, de maneira que desperte o interesse no leitor de continuar a leitura de seu poster.  Deverá ser abordado, rapidamente, o que já foi previamente discutido em outros artigos sobre o seu ploblema e o diferencial de seu trabalho em relação aos anteriores e finalizar com os objetivos do trabalho.

Materiais e Métodos: Descrever sucintamente o conjunto de dados e a metodologia empregada no aritigo. Maiores detalhes devem ser explicados verbalmente durante as apresentações. O uso de tabelas e gráficos de fluxo facilitam o entendimento, resumindo as etapas do trabalho.

Resultados: Os principais resultados contidos no trabalho deverão ser descritos resumidamente. É importante que esta seção não contenha muito texto, para que a leitura não fique cansativa, já que os leitores estarão de pé. Contudo, não pode-se dar importância apenas às figuras, pois o leitor, por vezes, pode analisar o poster sem a presença do autor do artigo. Sendo assim, o texto deve ser claro e bem relacionado com as figuras, facilitando o entendimento. Geralmente o interesse das pessoas em analisar com mais cuidado um determinado poster está relacionado às figuras contidas no mesmo. Portanto, deve-se confeccionar as figuras de uma forma que chame a atenção do público em volta. Estudos mostram que são necessários 11 segundos para despertar o interesse ou não de uma pessoa na leitura de um poster. Deve-se, então, fazer o possível para causar uma boa impressão nesses 11 segundos.

Conclusões: Deve-se relebrar ao leitor o problema que foi tratado no artigo, quais as hipóteses lançadas e os principais resultados, de forma resumida. Nesta seção, é importante dar ênfase a relevância dos resultados encontrados.

Agradecimentos: Esta seção fica a critério do autor. Nela o autor deve agradecer a agências de fomento de bolsas, instituições que ajudaram no desenvolvimento da pesquisa, etc.

5) Deve-se entregar uma cópia do artigo para as pessoas que assistirem à apresentação?

- Este comportamento facilita um possível contato posterior das pessoas que leram o poster com o autor do artigo. Como no EPGMET, não são enviados artigos completos, uma idéia interessante seria a de entregar uma miniatura do poster e o resumo enviado.Se houver espaço no próprio pôster, pode ser incluindo uma seção Referências Bibliográficas, caso contrário, pode-se também entregar aos leitores uma cópia das referências utilizadas, facilitando a interação entre os alunos interessados no mesmo assunto.